quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O homem socrático

Ao ser julgado pelo Tribunal do Júri de Atenas, Sócrates inaugurou um novo estilo de defesa.Segundo Franco Massara, no livro Os Grandes Julgamentos: Os Processos Clássicos, "Sócrates defendeu-se sem implorações, lamentos, pedidos de misericórdia, golpes de cena, astúcias ou falácias".

Sócrates dizia que o bom orador deveria se preocupar com a verdade, expressando-a firme, calma e nobremente. Mas Sócrates foi condenado. Serviu esta forma de discurso para absolvê-lo? Não.Sócrates estava falando não para agradar aos atenienses - e se quisesse teria feito e sido absolvido - mas Sócrates queria servir à humanidade com sábias lições de ética, de virtude, de verdade e de justiça.

Até hoje sua defesa inspira o pensamento do homem em busca de uma consciência superior. Podemos, então, dizer que defesa socrática é aquela que se constrói para além das artimanhas, dos logros, dos engodos, dos subterfúgios, das manipulações etc; defesa socrática é aquela que tem como missão servir aos valores mais elevados do espírito humano.

Nenhum comentário: