quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Os deuses que não morreram

O livro Os Deuses que não Morreram: Ensaios de Cultura Grega, de autoria de Heber Salvador de Lima, é uma excelente obra de introdução ao estudo dos legados que a Grécia Antiga nos deixou no campo da filosofia, do teatro, da escultura, da poesia e da literatura homérica. 

O autor conta como se emocionou completamente ao visitar a Acrópole de Atenas pela primeira vez em 1956: "Tive ali a sensação de imortalidade do gênio grego que aprendi a reverenciar. Senti a exultação de uma Grécia que se recusa a morrer, de uma Grécia eterna. Senti um júbilo interior, senti os abraços e o acolhimento da Mãe -Atenas, a grande cidade-mãe do Ocidente; foi então que percebi que eu era um dos muitos filhos da Hélade espalhados pelo mundo". 

E continua o autor dizendo: "Ignorar os valores gregos que permeiam a cultura ocidental é uma declaração implícita de pobreza intelectual. Este livro quer lembrar que os grandes valores gregos ainda estão vivos. Eles são os Deuses que não Morreram". E diz uma frase que eu acho lapidar: "A crise moderna é, em grande parte, um esquecimento da sabedoria grega".

Nenhum comentário: