sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Pensando como um grego

Entender os fenômenos desde a raiz, desde a origem é um diferencial na qualidade do conhecimento. Conhecer as origens racionais, lógicas, científicas do pensamento grego é conhecer ao mesmo tempo o nascimento da própria oratória, da própria democracia, do próprio direito, da própria civilização grega - estrutura primeira do mundo Ocidental. 

O nascimento da pólis marca um momento decisivo na formação racional do pensamento grego. E é no espaço da pólis que a palavra ganha extraordinária preeminência frente a todas as outras ferramentas de poder; segundo o autor, "torna-se instrumento político por excelência, a chave de toda a autoridade no Estado, o meio de comando e de domínio sobre o outrem". Tanto poder foi atribuído a arte de falar bem que os gregos farão dela uma divindade: Peithós, a força da persuasão.

Este livro de Jean Pierre Vernant, As Origens do Pensamento Grego, solidifica e abrilhanta o cérebro e a oratória do homem que busca conhecer os primórdios da perene forma grega de ver o mundo, o cosmos, a sociedade, a cultura, a política, a vida, a si mesmo

Nenhum comentário: