terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Sócrates e os jovens com menos de 30 anos

Sócrates exercia enorme fascínio na juventude grega de seu tempo, tanto pelo poder de sua oratória quanto pela irradiante originalidade de sua sabedoria. 

Antes de ser condenado à morte, por 'corromper a juventude', Sócrates foi proibido de conversar com os jovens que tinham abaixo de 30 anos de idade. Um estranho fenômeno geralmente acontece depois dos 29 anos: as pessoas se fecham para a aprendizagem, perdem o brilho e a energia da inovação de outrora, se acham já muito sabidas, experientes, sentem-se no lugar não mais de aprender mas de ensinar, distanciam-se da exploração de coisas novas, passam a ser muito desconfiadas de todos. 

Por isso, Sócrates, para os acima de 30 anos, não representava perigo real, nem para a tradição nem para o poder. Só as pessoas bem inteligentes conseguem depois dos 30 anos manter o vigor de uma mente jovem e aberta - e são esses os homens e as mulheres mais interessantes e originais que existem; eles fazem a roda do progresso girar, eles fazem a diferença no mundo da política, da ciência, das artes e da filosofia.

Nenhum comentário: