terça-feira, 19 de julho de 2016

À porta dos sábios

Um dia, quem sabe, quero chegar à Sociedade dos Sábios, bater à porta e poder entrar, tomando assento de maneira calma e majestosa ao lugar a mim reservado. 

Enquanto não chego lá, vou levando a vida pelejando pra ser sábio em algumas pequenas coisas do dia a dia que ainda me irritam, pois tenho prestado atenção em mim mesmo e percebido que à porta dos sábios não entram os irritadiços, os raivosos e os mal-humorados.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Oratória de alto impacto

Um dos melhores livros de oratória dos últimos tempos TED Talks, O Guia Oficial do TED para Falar em Público, de Chris Anderson. 

Muito livros da arte de falar em público são apenas água com açúcar. 

Este é diferente, traz a marca da originalidade, da novidade, da criatividade. Além do autor defender o ensino da oratória nas escolas, ele tem notado o renascimento desta antiga arte nos tempos modernos, mostrando que a competência comunicativa é um superpoder que o homem vem redescobrindo e valorizando.

Diz o autor: "Fale do que lhe entusiasma, do que lhe fascina, do que lhe emociona, do que lhe encanta, daquilo que merece ser compartilhado. Fale do que você conhece e ama de todo o seu coração. Sua paixão seduzirá a muitos, transformará vidas, construirá sonhos, erguerá desanimados, edificará carreiras vitoriosas. Isso que é uma oratória de alto impacto, dizer algo valioso, profundo, real, edificante para o progresso das pessoas".

A base do grande orador

Ter conteúdo, ter profundidade, ter ideias que merecem ser compartilhadas para enriquecer a vida das pessoas, é esta a base pra fazer de alguém um grande orador.

A filosofia zen

A filosofia Zen nos contos orientais comentados por Monja Coen. 

O Zen faz parte da minha vida, conquistou a minha atenção, é uma sabedoria divina, um conhecimento sofisticado; o Zen me proporciona concentração, energia corporal, quietude cerebral e me faz ver a vida com os olhos esclarecidos do Agora.

Maneiras mais autênticas de viver

O melhor vendedor é aquele que não tem papo de vendedor.

O melhor político é aquele que não tem papo de político.

O melhor advogado é aquele que não tem papo de advogado.

As pessoas não aguentam mais isso, o mundo da manipulação.

É preciso descobrir novas maneiras de falar, mais autênticas, mais transparentes, onde haja mais confiança e credibilidade na comunicação.

A Grécia ensina a falar bem

Certo dia resolvi criar meus próprios dez mandamentos do orador. 

Num deles diz: "Ama a Grécia". 

Por que? Porque é quase impossível uma pessoa se apaixonar pela cultura grega antiga e não ver naturalmente sua oratória crescer.

Por que admiro tanto a Grécia?

Alguns jovens me perguntam por que eu admiro tanto a cultura grega antiga.

É natural essa sintonia, porque dos cinco assuntos que eu mais gosto de ler, quatro deles, a fonte do nascimento foi na Grécia: Oratória, Tribunal do Júri, Advocacia e Filosofia. 

O quinto vem da Índia: a Meditação. Foi um dos ousados projetos de Alexandre, o Grande: unir Grécia e Índia - que não são apenas lugares na geografia, são os dois lados do cérebro humano.

Vencer a si mesmo

Coisa boa é vencer minhas carências, de atenção, de aplausos, de reconhecimento. 

Há um Eu mais poderoso e satisfeito a espera daqueles que vencem a si mesmo.

Platão falou isso, Buda falou isso, Salomão falou isso, Lao Tsé falou isso, que vencer a si mesmo é a maior das vitórias.

Pobre ego

É lamentável quando vejo alguém se orgulhando de sua própria doença, de sua própria carência, de sua própria pobreza, de suas próprias limitações. 

É quase impossível uma pessoa assim conquistar a saúde, valorizar a si mesmo, ingressar no caminho da prosperidade e transpor seus próprios limites.

Firmeza: a grande virtude-mãe

Firmeza é uma das virtudes mais nobres do homem sem a qual nenhum grande projeto poderia ou pode ser realizado. 

Sócrates não seria Sócrates se não tivesse firmeza; Colombo não seria Colombo se não tivesse firmeza. 

Nenhuma virtude pode ser considerada virtude sem a virtude da firmeza. Justiça sem firmeza? Honestidade sem firmeza? Amor sem firmeza? Coragem sem firmeza? Amizade sem firmeza? Oratória sem firmeza? Liderança sem firmeza? 

Até mesmo simples coisas do dia a dia se não tivermos firmeza podemos cair na inconstância, na indecisão, na preguiça, no fracasso. Ninguém pode chegar a excelência de algo desacompanhado da firmeza, a grande virtude-mãe!

O dia em que ganhei de Márcio Tomas Bastos

Às vésperas de um encontro nacional dos criminalistas brasileiros tomo a liberdade de narrar um episódio de minha vida profissional que muito me deixou honrado. 

Certo dia uma família acriana de boas condições financeiras viu um de seus entes queridos ser submetidos a júri popular. Depois de muita pesquisa por nomes de advogados para realizar a defesa chegaram a dois nomes: o do famoso criminalista Márcio Tomas Bastos e o meu nome. Claro que um dia quero chegar a estatura de Márcio Tomas Bastos, foi um dos meus inspiradores. 

A família poderia muito bem tê-lo contratado, tinha condições para tanto; ele era uma sumidade nacional, o homem do júri do Chico Mendes, o todo poderoso ex- ministro da justiça do Lula; mas chegaram a conclusão de que por eu ser do Acre e conhecer como o jurado acriano julga - e acredito eu por ter sido os honorários muito mais em conta, e pela maioria dos familiares e amigos e pessoas do meio jurídico terem preferido o meu nome - fui contratado para a causa. Resultado, ganhei o júri. 

Uma grande responsabilidade foi jogada em minhas costas. Se tivesse perdido o júri, a primeira coisa que diriam seria: "Taí o que deu trocar um nome como o do Márcio Tomas Bastos pelo Sanderson Moura". Ganhar o júri foi difícil, mas muito mais difícil foi ganhar de Márcio Tomas Bastos.

Resgatemos a liderança na oratória!

Defendendo na tribuna livre do VII Encontro Brasileiro dos Advogados Criminalistas o resgate da oratória clássica em nosso meio. 

Para superarmos a crise de credibilidade da advocacia precisamos também promover uma ampla campanha nacional de capacitação retórica do advogado criminalista. 

O cetro real desta arte antiga, tão prestigiada pela cultura greco-romana, da qual somos herdeiros, precisa ser reconquistado pela nossa nobre profissão.

Hei de vencer, Haiti!

Fiz amizade com esse inteligente jovem haitiano, Peterson Breval, 23 anos, no aeroporto de Curitiba. No Haiti ele estudou alguns períodos do curso de direito e sonha em ser advogado - um verdadeiro homem da lei e da justiça.

 Presentei-o com o livro A Escada Para o Triunfo, de Napoleon Hill. Que as ideias desse grande pensador o conduza a felicidade e a realização, e que você possa ser um instrumento para levar paz e prosperidade a toda sua nação. 

Desejo isso, com o coração emocionado e cheio de esperança, a você e a seu povo!

Ame a Grécia e se destaque da multidão

Foi um momento muito especial e vibrante falar do valor e da beleza da Grécia Antiga para esses jovens estudantes do Colégio de Aplicação a convite do professor de história Carlos Pontes

"Ame a Grécia e se Destaque da Multidão" foi a ideia principal que desenvolvi mostrando que todo aquele que valoriza os imorredouros valores da cultura clássica tem a sua luz mais brilhante e destacada.

 Palestrar pra jovens é muito bom; eles têm a mente aberta, nova, em formação, interessada, e são sempre a esperança de um novo amanhecer, de um novo renascimento greco-romano ante as trevas da "nova idade média" em que o mundo está mergulhado.

O mérito merece aplausos!

Têm pessoas que nunca aplaudem ninguém, que nunca reconhecem ninguém, que nunca elogiam ninguém - quase sempre isso é por orgulho ou inveja; mas esperam ser aplaudidas, reconhecidas, elogiadas. 

E como isso não é possível ficam tristes, e se sentem vítimas por não serem prestigiadas em suas vitórias.

Aprendendo com as experiências do criminalista Osvaldo Serrão

Filmes de julgamento, livros sobre casos criminais, biografias de grandes advogados com suas experiências compartilhadas são instrumentos valiosos de capacitação profissional para aqueles que acompanham essas obras. 

É o meu método predileto de estudar direito. Estou lendo este livro de memórias intitulado 40 Anos de Advocacia Criminal - Relembranças, de Osvaldo Serrão, grande nome da advocacia criminal do Pará e do Brasil. 

São profissionais dessa magnitude que não deixam a advocacia se mediocrizar, que não a banalizam, e que a fazem se perpetuar na história como "a mais bela profissão do homem", num dizer talvez exagerado, talvez não, do filósofo Voltaire.

Ingratos juízes!

Quando Napoleão Bonaparte resolveu cassar o exercício da advocacia na França (tiranos odeiam a palavra livre dos advogados), logo, logo mudou de ideia. 

O povo, não tendo mais o advogado - a quem responsabiliza muitas vezes pela morosidade, injustiça e incompetência do Poder Judiciário - passou a encher as salas do imperador e dos tribunais com reclamações, queixas , lamentos, revoltas etc. 

Acabe com a advocacia, e juízes, promotores, delegados, não aguentam um dia sequer com tanta chatice (e muitas justas) do povo a protestar. Vocês, autoridades - falo para aquelas que não respeitam a advocacia e que se acham acima das leis - vocês, além da ingratidão, não sabem o tanto que servimos de escudo para vossas incompetências, o tanto que contribuímos para que vocês desfrutem do sossego de vossos gabinetes.

Escola de Atenas: Ensinando Oratória com Filosofia

 I Symposium da Escola de Atenas, realizado dia 15 de julho, no meu escritório, onde debatemos o livro Os 8 Pilares da Sabedoria Grega. 

A Escola de Atenas é uma organização cultural que tem como objetivo ensinar oratória com filosofia tendo como referência os clássicos e universais conhecimentos da Grécia Antiga. 

Num mundo de crises e de trevas, a luz da razão está sendo mais uma vez chamada, em diversos cantos do globo, a fazer renascer os ideais da construção de um novo homem numa nova era de iluminação da humanidade.